quarta-feira, 29 de abril de 2009

Em busca da audiência



















Em plena crise, quando muitas empresas jornalísticas fecham as portas e milhares de empregos desaparecem da noite para o dia no setor, a fundação da Associação dos Jornais Americanos (NAA) divulgou um estudo sobre as preferências dos adolescentes com relação aos sites de notícias.

Antes de mais nada, uma pesquisa de mercado pra lá de conveniente. Como no Brasil, a maioria dos jovens norte-americanos (que representam boa parte dos internautas) não cultiva o hábito de acessar sites de notícias.

Exatamente para saber quais são os anseios da gurizada — um público-alvo que até então não foi devidamente explorado e que, por isso, pode ser a salvação para muitos veículos — a NAA encomendou o levantamento.

Entre os resultados, chamou-me a atenção a informação de que os jovens não suportam as páginas saturadas de manchetes e costumam fugir dos sites com muitos recursos.

Beirando os 30 anos, achei que era só eu que não concordava com o salada-de-chamadas na home de alguns sites de notícias. Pensei que os mais novos, acostumados com a avalanche de informações da rede desde a infância, não se sentissem afetados.

A pesquisa traz diversos apontamentos interessantes, que confirmam o que muitos especialistas já anunciavam. Num breve resumo: os adolescentes buscam um jornalismo simples, conciso, que usa dos recursos multimídia para facilitar a compreensão das notícias de maneira inteligente e inovadora, não como uma repetição monótona. Qualquer coisa diferente disso, não consegue atrair a atenção dos jovens além do lead.

Nada de novo, mas não custa reforçar, uma vez que algumas empresas insistem em apresentar as notícias sem levar em conta o que os relatórios de audiência (um recurso que certamente vai impedir a derrocada de muitos veículos daqui pra frente) indicam.

Enfim, vale a leitura da pesquisa (em PDF).

A dica sobre a divulgação da pesquisa eu tirei do Jornalismo & Internet.

Ladrão, mas cheiroso

Seguranças de um supermercado de Chapecó, no Oeste catarinense, detiveram um adolescente de 16 anos depois do garoto furtar dois frascos de desodorante nessa terça-feira, 28 de abril.

Quando notou que seria apreendido (preso não, o ECA não deixa!), o rapaz pegou uma faca que estava em exposição e feriu um dos vigilantes, que levou um corte numa das mãos.

Fiquei curioso. O que levou o rapaz a entrar num supermercado e tentar furtar um desodorante? Desconfio que a explicação para o crime não é a aparente.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Tartarugas no motel


Fiscais do Ibama apreenderam três tartarugas da espécie tigre-d´água (aquela mais comum, que você já viu na casa de alguém, com certeza!) num motel em Chapecó, no Oeste catarinense. Os animais ficavam num aquário montado sob uma pista de dança na suíte mais cara do estabelecimento.

Ah, os técnicos descobriram a sacanagem com as tartarugas depois de receberem uma denúncia anônima. Alguém deixou a festa de lado e ficou com pena das tartaruguinhas.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Tanso

Um sujeito metido a malandro entrou pelo cano faz uns dias. Interessado em uma vaga de emprego, o "candidato a anjo" foi até o Fórum de Itajaí em busca de uma declaração de antecedentes criminais — uma vez que a apresentação do atestado era uma condição para os pretendentes.

Pois que quando checava a situação do homem, o funcionário do Fórum descobriu que havia um mandado de prisão por roubo e estelionato contra o espertalhão (nem tanto!). Resultado: emprego, agora, só na marcenaria da prisão.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Concorrência

Afiliada da Globo demite jornalista após discussão com colega cair no YouTube

Por Ana Luiza Moulatlet/Redação Portal IMPRENSA

A gravação de uma discussão entre dois jornalistas de Fortaleza, no Ceará, foi parar no site de compartilhamento de vídeos YouTube e causou a demissão de um deles. Há quinze dias, Mário Costa, jornalista da TV Verdes Mares, afiliada da Globo no estado, entrevistava duas testemunhas oculares de um crime quando se desentendeu com a repórter Emanuella Braga, da TV Jangadeira, afiliada do SBT.

Segundo o jornalista, ele cobria a queda de uma garota do segundo andar de um prédio - que supostamente tentava fugir de uma tentativa de estupro - e duas testemunahs que prestavam depoimento na Delegacia da Mulher da cidade aceitaram conversar com ele, sob a condição de não serem identificadas.

"Eu cubro notícias factuais do dia-a-dia, e convenci as duas testemunhas a saírem da delegacia e conversarem comigo na rua. Neste momento, a colega da TV Jangadeira passava de carro, viu a movimentação e abordou as minhas entrevistadas. Assustadas, elas se afastaram, e eu reclamei que Emanuella estava atrapalhando o meu trabalho", declarou Costa ao Portal IMPRENSA.

A discussão dos dois não teria maiores desdobramentos se não tivesse sido gravada pelo cinegrafista da TV Jangadeira, e colocada no YouTube. De acordo com Mário Costa, o vídeo, de 2 minutos e 8 segundos, foi editado, mostrando apenas a sua reação. Em menos de uma semana o vídeo teve cinco mil acessos e, no dia 6 de abril, o jornalista foi demitido da TV Verdes Mares.

Procurada pelo Portal IMPRENSA, a direção de Jornalismo da TV Jangadeira afirmou que não se pronunciará sobre o caso, mas que lamenta que o vídeo tenha ido parar no YouTube e que o profissional tenha perdido o emprego.

A TV Verdes Mares foi contatada pela reportagem e informou que a orientação da emissora é não fazer comentários sobre a saída de funcionários.


quarta-feira, 15 de abril de 2009

segunda-feira, 13 de abril de 2009

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Tijolo de 5 gramas

Trecho da resenha policial sobre droga encontrada com dois garotos na cidade de Guatambu, no Oeste:

"...e foi localizado com o adolescente de 15 anos, um tijolo de maconha de aproximadamente 05 gramas"

Maconha-de-vento?