quinta-feira, 16 de abril de 2009

Concorrência

Afiliada da Globo demite jornalista após discussão com colega cair no YouTube

Por Ana Luiza Moulatlet/Redação Portal IMPRENSA

A gravação de uma discussão entre dois jornalistas de Fortaleza, no Ceará, foi parar no site de compartilhamento de vídeos YouTube e causou a demissão de um deles. Há quinze dias, Mário Costa, jornalista da TV Verdes Mares, afiliada da Globo no estado, entrevistava duas testemunhas oculares de um crime quando se desentendeu com a repórter Emanuella Braga, da TV Jangadeira, afiliada do SBT.

Segundo o jornalista, ele cobria a queda de uma garota do segundo andar de um prédio - que supostamente tentava fugir de uma tentativa de estupro - e duas testemunahs que prestavam depoimento na Delegacia da Mulher da cidade aceitaram conversar com ele, sob a condição de não serem identificadas.

"Eu cubro notícias factuais do dia-a-dia, e convenci as duas testemunhas a saírem da delegacia e conversarem comigo na rua. Neste momento, a colega da TV Jangadeira passava de carro, viu a movimentação e abordou as minhas entrevistadas. Assustadas, elas se afastaram, e eu reclamei que Emanuella estava atrapalhando o meu trabalho", declarou Costa ao Portal IMPRENSA.

A discussão dos dois não teria maiores desdobramentos se não tivesse sido gravada pelo cinegrafista da TV Jangadeira, e colocada no YouTube. De acordo com Mário Costa, o vídeo, de 2 minutos e 8 segundos, foi editado, mostrando apenas a sua reação. Em menos de uma semana o vídeo teve cinco mil acessos e, no dia 6 de abril, o jornalista foi demitido da TV Verdes Mares.

Procurada pelo Portal IMPRENSA, a direção de Jornalismo da TV Jangadeira afirmou que não se pronunciará sobre o caso, mas que lamenta que o vídeo tenha ido parar no YouTube e que o profissional tenha perdido o emprego.

A TV Verdes Mares foi contatada pela reportagem e informou que a orientação da emissora é não fazer comentários sobre a saída de funcionários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário