quarta-feira, 29 de abril de 2009

Em busca da audiência



















Em plena crise, quando muitas empresas jornalísticas fecham as portas e milhares de empregos desaparecem da noite para o dia no setor, a fundação da Associação dos Jornais Americanos (NAA) divulgou um estudo sobre as preferências dos adolescentes com relação aos sites de notícias.

Antes de mais nada, uma pesquisa de mercado pra lá de conveniente. Como no Brasil, a maioria dos jovens norte-americanos (que representam boa parte dos internautas) não cultiva o hábito de acessar sites de notícias.

Exatamente para saber quais são os anseios da gurizada — um público-alvo que até então não foi devidamente explorado e que, por isso, pode ser a salvação para muitos veículos — a NAA encomendou o levantamento.

Entre os resultados, chamou-me a atenção a informação de que os jovens não suportam as páginas saturadas de manchetes e costumam fugir dos sites com muitos recursos.

Beirando os 30 anos, achei que era só eu que não concordava com o salada-de-chamadas na home de alguns sites de notícias. Pensei que os mais novos, acostumados com a avalanche de informações da rede desde a infância, não se sentissem afetados.

A pesquisa traz diversos apontamentos interessantes, que confirmam o que muitos especialistas já anunciavam. Num breve resumo: os adolescentes buscam um jornalismo simples, conciso, que usa dos recursos multimídia para facilitar a compreensão das notícias de maneira inteligente e inovadora, não como uma repetição monótona. Qualquer coisa diferente disso, não consegue atrair a atenção dos jovens além do lead.

Nada de novo, mas não custa reforçar, uma vez que algumas empresas insistem em apresentar as notícias sem levar em conta o que os relatórios de audiência (um recurso que certamente vai impedir a derrocada de muitos veículos daqui pra frente) indicam.

Enfim, vale a leitura da pesquisa (em PDF).

A dica sobre a divulgação da pesquisa eu tirei do Jornalismo & Internet.

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