terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Maquiagem?

Nas edições online dos jornais, informações que eram publicadas "no dia seguinte" acabam disponíveis ao internauta quase que simultaneamente aos acontecimentos. Essa agilidade parece estar atrapalhando o governo federal.

Segundo fontes em Brasília, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) teria orientado as regionais pelo país a não repassarem dados parciais (número total de óbitos, feridos, acidentes, etc) da operação Carnaval 2009.

A mudança acontece dias depois do início da fiscalização especial durante o período de folia. Em Santa Catarina, recordista em acidentes, em apenas três dias de Carnaval o número de mortos nas estradas federais e estaduais (24) já superava o de todo o período de Carnaval no ano passado, quando foram 20 vítimas em seis dias.

1 + 1= ?

No quarto dia da operação Carnaval (dia 24/02), a redação foi informada de um suposto acidente com óbito na região Norte do Estado durante a madrugada. Ao tentar checar com a PRF, fomos informados que não seriam repassados dados sobre acidentes com óbitos a partir de agora. Ordens superiores.

Pela manhã, enquanto ainda tentávamos entender o que estava acontecendo, o inspetor responsável pela comunicação da PRF limitou-se a dizer que a divulgação sobre mortos em acidentes até a quarta-feira de cinzas estava centralizada nele e confirmou que não seriam repassados números preliminares da operação Carnaval. Como se os jornalistas não tivessem como somar os óbitos já registrados e publicar os dados parciais! Entenda...

Variável

Outra curiosidade é a mudança da data válida para o início da operação Carnaval 2009 em Santa Catarina. Dias antes do início da festa, a PRF havia divulgado que a fiscalização seria intensificada a partir da 0h de sexta, dia 20 de fevereiro.

Quatro dias depois — quando os números de mortos já superavam os do mesmo período do ano passado e a divulgação dos dados parciais foi suspensa— a mesma polícia rodoviária comunicou que houve um problema no release (texto enviado à imprensa) e a informação sobre o início da operação saiu equivocada. Agora, vale o número de ocorrências a partir da 0h de sábado.

Somente na sexta-feira, dia eliminado da operação, foram pelo menos sete vítimas nas BRs de Santa Catarina. Com essa simples mudança, o número de mortes nas estradas federais caiu de 18 para 11. Em 2008, foram 15 mortes nos seis dias de carnaval.

Parece que se o número de mortos voltar a ultrapassar o total do ano passado, o sábado também vai deixar de contar. Será que essa é a lógica?

Um comentário:

  1. Fenomenal isso. Ao invés de atacar os motivos reais do problema, não. Vamos maquiar os números, escondê-los para que a população não fique preocupada. Realmente existe uma inversão de valores impressionante pelo país...

    ResponderExcluir